craniossacro


ACOLHIMENTO, SUAVIDADE E INTEGRAÇÃO MENTE  CORPO
Sofia Débora Levy

A terapia craniossacral é uma abordagem corporal terapêutica e meditativa que conjuga ciência, sensibilidade e intuição. Criada por John Upledger, osteopata norte-americano, na década de 70, a terapia craniossacral surgiu a partir da observação da movimentação espontânea da meninge duramáter, que reveste externamente o sistema nervoso central e faz mover os ossos cranianos, a coluna vertebral e o sacro.

O movimento espontâneo de expansão e contração advêm do aumento e da diminuição do volume do líquor (líquido céfalo-raquidiano acondicionado no sistema nervoso central), o que determina uma pulsação passível de ser sentida ao longo do corpo todo e que é diferenciada das outras pulsações vitais já conhecidas (cardíaca, diafragmática). A pulsação do líquor é anterior à diafragmática e começa no feto, correspondendo à respiração somática primária. Ela é mais lenta e mais sutil, com frequência de 6 a 12 ciclos por minuto.

A terapia craniossacral é aplicada através de toques sutis ao longo do corpo e em especial no crânio e no sacro. Trata-se de uma abordagem não-invasiva e acolhedora, porém com efeitos profundos. Em curto espaço de tempo, o paciente entra em relaxamento. Devido à sua suavidade, a craniossacro pode ser aplicada desde recém-nascido até a terceira idade sem contra-indicação, à exceção de traumatismos cranianos recentes e hemorragias.

A craniossacro aborda desde o nível físico, passando pelo energético, emocional, mental e espiritual. Ajuda a desenvolver a intuição e a tomada de consciência do bem-estar no próprio corpo.

Através da suavidade, oferecemos uma oportunidade para que o corpo libere tudo aquilo que bloqueia os mecanismos de restauração espontânea do corpo. Este processo de autocura promove gradativamente o reconhecimento do "médico interno", o guia interior consciente que conduz o paciente na sua viagem interna corporal, levando-o aos recônditos específicos do tratamento.

Dentre os benefícios da terapia craniossacral, destacamos:

Melhoria do sistema nervoso
 Redução do estresse e ansiedade
 Restauração da flexibilidade do sistema nervoso autônomo
 Alívio nas disfunções do sistema nervoso central
 Relaxamento do tecido conjuntivo ao longo do corpo todo
 Alívio de dores e tensões crônicas, como também de dores de cabeça e enxaquecas
 Equilíbrio das disfunções do sistema endócrino e ainda na junta temporo-mandibula
 Auxílio nos casos de depressão

Saiba mais > craniosacro.com.br