consultas


PSICOLOGIA CLÍNICA  /  CRANIOSSACRO

Sofia Débora Levy
Psicóloga Clínica  CRP 05/17490
Atendimentos: Adultos  Casais  Adolescentes
Convênio: AMBEP  Associação dos Mantenedores dos Beneficiários da Petros
Marcações: (21) 99672-2973  sofiadebora@hotmail.com



O QUE É PSICOTERAPIA?
Sofia Débora Levy

A psicoterapia é um trabalho que se propõe a oferecer um tempo e um espaço para que o indivíduo possa se apreender e se sentir conscientemente. Amplia o autoconhecimento psíquico e corporal e aproxima razão e emoção. Com a compreensão de novas informações chega-se a uma nova formação pela reestruturação dos dados conhecidos até então, bem como do modo de se posicionar perante a si e ao mundo ao redor. Expressar as emoções e compreender o arcabouço de manifestação das mesmas apazigua e esclarece o indivíduo quanto à sua própria dinâmica. Faz crescer.

O investimento em psicoterapia é de tal riqueza que o indivíduo leva consigo, para o resto da vida, a atitude desenvolvida na prática terapêutica - a autonomia ao apreender-se conscientemente, descortinando o caminho de contato consigo mesmo a ser trilhado ao longo da vida em contínuas redescobertas.

A psicoterapia do Desenvolvimento Consciencial propõe o autoconhecimento da estrutura e da dinâmica psíquica articulada e manifestada analogamente em múltiplos níveis – intuitivo, mental, racional, emocional, energético e físico - passíveis de serem reconhecidos pelo sujeito através da tomada de consciência de seus padrões manifestados em suas próprias vivências.

Numa analogia ao cinema, cada pessoa pode desenvolver um olhar de diretor acerca de seu próprio modo de ser na vida. O trabalho objetiva, entre outros, o desenvolvimento dessa habilidade de autoconhecimento estrutural, que explicita o poder de optar e de construir-se sobre o tripé liberdade-responsabilidade-propósito. Ao final, o sujeito torna-se mais habilitado a ver a sua vida como um filme recheado de intensas emoções e, o melhor, passível de ser mudado de acordo com o olhar e a redinamização do modo de pensar e agir do próprio diretor, ou seja, o próprio cliente.

Levando o sujeito a identificar suas potencialidades e autolimitações, ele torna-se capaz de apreender a sua estrutura psicodinâmica e gradativamente compreende as possibilidades de optar e se modificar. Ao agir assim, verifica como a configuração das situações ao seu redor começa a se modificar também.

Cada um é capaz de buscar desenvolver o acompanhamento consciente de seu próprio desenvolvimento ao longo de sua história de vida. Compreender-se no mundo emocional proporciona uma nova capacidade de localização e atuação consigo mesmo e com o mundo ao redor.



CRANIOSSACRO:
ACOLHIMENTO, SUAVIDADE E INTEGRAÇÃO MENTE  CORPO
Sofia Débora Levy


A terapia craniossacral é uma abordagem corporal terapêutica e meditativa que conjuga ciência, sensibilidade e intuição. Criada por John Upledger, osteopata norte-americano, na década de 70, a terapia craniossacral surgiu a partir da observação da movimentação espontânea da meninge duramáter, que reveste externamente o sistema nervoso central e faz mover os ossos cranianos, a coluna vertebral e o sacro.

O movimento espontâneo de expansão e contração advêm do aumento e da diminuição do volume do líquor (líquido céfalo-raquidiano acondicionado no sistema nervoso central), o que determina uma pulsação passível de ser sentida ao longo do corpo todo e que é diferenciada das outras pulsações vitais já conhecidas (cardíaca, diafragmática). A pulsação do líquor é anterior à diafragmática e começa no feto, correspondendo à respiração somática primária. Ela é mais lenta e mais sutil, com frequência de 6 a 12 ciclos por minuto.

A terapia craniossacral é aplicada através de toques sutis ao longo do corpo e em especial no crânio e no sacro. Trata-se de uma abordagem não-invasiva e acolhedora, porém com efeitos profundos. Em curto espaço de tempo, o paciente entra em relaxamento. Devido à sua suavidade, a craniossacro pode ser aplicada desde recém-nascido até a terceira idade sem contra-indicação, à exceção de traumatismos cranianos recentes e hemorragias.

A craniossacro aborda desde o nível físico, passando pelo energético, emocional, mental e espiritual. Ajuda a desenvolver a intuição e a tomada de consciência do bem-estar no próprio corpo.

Através da suavidade, oferecemos uma oportunidade para que o corpo libere tudo aquilo que bloqueia os mecanismos de restauração espontânea do corpo. Este processo de autocura promove gradativamente o reconhecimento do "médico interno", o guia interior consciente que conduz o paciente na sua viagem interna corporal, levando-o aos recônditos específicos do tratamento.

Dentre os benefícios da terapia craniossacral, destacamos:

 Melhoria do sistema nervoso
 Redução do estresse e ansiedade
 Restauração da flexibilidade do sistema nervoso autônomo
 Alívio nas disfunções do sistema nervoso central
 Relaxamento do tecido conjuntivo ao longo do corpo todo
 Alívio de dores e tensões crônicas, como também de dores de cabeça e enxaquecas
 Equilíbrio das disfunções do sistema endócrino e ainda na junta temporo-mandibula
 Auxílio nos casos de depressão